Limpeza de Praia - Lagoa de Albufeira


No passado dia 8 de abril de 2018, o NAS, em conjunto com os Ambialistas, a Straw Patrol e a Alma Naturista, e com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra, realizou uma saída de campo à praia da Lagoa de Albufeira, com o objetivo de recolher o máximo de lixo marinho que nela se deposita anualmente.

A chegada ocorreu às 10 horas da manhã e, por falta de condições meteorológicas, deu-se por terminada a atividade às 12:30. Com a ajuda de mais de 70 voluntários, encheu-se um contentor de entulho, fornecido pela C.M. Sesimbra, com microplásticos, palhinhas, cotonetes, redes de pesca, isqueiros, lâmpadas, jornais, entre outros.

Estes tipos de atividades devem ser preservadas, incentivadas e ampliadas a todas as faixas etárias, uma vez não ser apenas “a geração seguinte” a sofrer em peso as consequências da poluição. Com a rapidez com que tudo está a acontecer (acumulação do lixo em todos os ecossistemas terrestres, a acidificação dos oceanos/florestas, emissão de GEEs e o consequente aquecimento global, deposição ácida, entre outros), ninguém está a salvo. Uma das superclasses de animais a sofrer com este problema são os animais marinhos, não só pela descida do pH, mas pelo lixo marinho que acaba no seu estômago por semelhança visual ao seu alimento, ou que faz com que estes animais nasçam deformados (por ficarem presos neste tipo de objetos). Por tais razões, e, infelizmente, muitas mais, mas também por ser culpa do Homem, a equipa do NAS congratula este tipo de iniciativas e orgulha-se de ter feito parte de uma delas. 

Esperamos pela a próxima!












Comentários

Mensagens populares